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09 Maio 2016 


Palmas para Jacinto Moreno



 



 



 



Poucas pessoas na homenagem que a Associação Cultural e
Recreativa Anjo Azul prestou ao videasta Jacinto Moreno, ontem no Sindicato dos
Jornalistas, na rua da Areia em João Pessoa. O produtor, sua família e alguns
atores dos filmes exibidos. No final, palmas para Jacinto e seu trabalho.
Humilde, Moreno agradeceu as presenças e participou de um bate-papo.



 



Eu não fui porque não saio à noite, mas daqui aplaudo meu
compadre Jacinto Moreno. Palmas para quem procura dar continuidade à tradição
do audiovisual na terra de Vladimir Carvalho, com esforço e persistência.



 



Diz a lenda que o costume do aplauso surgiu durante rituais
pagãos, onde se acreditava que o som servia para atrair a atenção dos deuses.
Daí o teatro grego puxou o costume, estimulando a platéia a bater palmas para
atrair os deuses das artes. Jacinto Moreno, um servidor abnegado do fazer
artístico, ator, dramaturgo, diretor de teatro, cinegrafista, roteirista e
editor de filmes merece calorosos e insistentes aplausos, em nome dos deuses da
inquietação artística desse rapaz de uma simplicidade quase franciscana.



Postado por TOCA DO LEÃO Nenhum comentário:



Projeto Cinema no Beco da Faculdade mostra os curtas de
Jacinto Moreno






Jacinto Moreno (de vermelho) concede entrevista na Rádio
Sanhauá AM, de João Pessoa, com o radialista Jorge Silva



 



 



Nesta sexta-feira, 14 de junho, acontece a exibição da
cinematografia de Jacinto Moreno dentro do projeto itinerante de exibição do
audiovisual paraibano. Os filmes serão mostrados a partir das 18 horas na sede
do Sindicato dos Jornalistas na rua da Areia, no centro de João Pessoa. O
realizador mostrará seus curtas “Taxi”, “Viventes” e “Uma luz no fim do túnel”.
A programação faz parte do projeto “Cinema no beco da Faculdade”. O público que
participa e interage com o projeto é amplo, contando com estudantes
secundaristas, universitários, cineastas, professores, jornalistas e formadores
de opinião.



 



“Cinema no Beco da Faculdade” tem a finalidade de formar
novas platéias para o debate sobre o audiovisual paraibano, ao tempo em que
chama a atenção dos gestores públicos municipal e estadual e tantos outros
envolvidos para o atual quadro em que se encontra o sítio histórico e os riscos
a que expõe seus moradores e seus problemas sociais.



 



No dia 05 de julho, às 19 horas, vai acontecer o lançamento
do novo filme de Jacinto Moreno, “Caminhante”, no Sebo Cultural que fica ao
lado da TV Correio. Em 20 de julho, às 19 horas, “Caminhante” será lançado na
Secretaria de Educação de Santa Rita, estando previstos lançamentos em Bayeux e
Itabaiana em datas a definir.



(Da Assessoria de Comunicação de Morenu´s Produções)



Admin · 4 vistos · Deixe um comentário
09 Maio 2016 


 



O QUE É UM   ROTEIRO?



O ROTEIRO É O PRIMEIRO DOCUMENTO QUE SE CONCEBE NO                                                                                                                                                                   LONGO
PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM FILME.                                                                                                              ELE É UM MANUSCRITO DE UMA CENTENA DE PÁGINAS                                                                                                                                       (ENTRE
90 E 120, EM MÉDIA) QUE SE APRESENTA COM UM                                                                                                                                       FORMATO ESPECÍFICO QUE PERMITE POUCAS
VARIAÇÕES.                                                                                                                                   ANTES DE CHEGAR A UMA VERSÃO DEFINITIVA, SE
SUCEDEM                                                                                                                                      NUMEROSAS
ETAPAS, COM MODIFICAÇÕES EXIGIDAS PELO                                                                                                                                         DIRETOR,
PRODUTORES, CONSULTORES, SCRIPTDOCTOR, ETC.                                                                                                                                          O ROTEIRO É UM PONTO DE PARTIDA PARA O
TRABALHO.                                                                                                                                  CONJUNTO
DE UM FILME, MAS NÃO É UM OBJETO ARTÍSTICO                                                                                                                                                      EM
SI MESMO.  O ROTEIRO DETERMINA A MANEIRA
COMO UMA HISTÓRIA                                                                                                                                                                         SERÁ
NARRADA E CONDICIONA AS ETAPAS SEGUINTES DA                                                                                                                                    REALIZAÇÃO
DE UM FILME: A FILMAGEM E A MONTAGEM.                                                                                                                                    TUDO SERÁ FILMADO A PARTIR DO QUE ESTÁ ESCRITO
NELE.                                                                                                                                          O ROTEIRO SÓ EXISTE PARA SER TRANSFORMADO EM
FILME.                                                                                                                                     ELE NÃO
EXISTE SOZINHO, NÃO TEM AUTONOMIA COMO PEÇA                                                                                                                                                      LITERÁRIA:
NÃO É LITERATURA. SUA ESCRITA DEVER SER CONCISA E CLARA, EVITANDO                                                                                                                                                                                        EFEITOS
DE ESTILO E TODAS AS OBSERVAÇÕES QUE NÃO                                                                                                                           TENHAM
RELAÇÃO DIRETA COM O QUE SE VÊ NA TELA.                                                                                                                         APENAS
SE ESCREVE NO ROTEIRO OS ELEMENTOS VISÍVEIS OU                                                                                                                                       AUDÍVEIS
NA TELA. ENTRE ELES ENCONTRAM-SE:                                                                                                              LOCAL
ONDE A AÇÃO ACONTECE: interior, exterior, locação, dia,                                                                                                                                   noite,
etc.



IMAGEM PERSONAGENS QUE ATUAM FÍSICA E VERBALMENTE;                                                                                                                                           TEMPO DE DURAÇÃO
DA AÇÃO;   OS FILMES ACONTECEM EM UMA DETERMINADA ORDEM
QUE                     INDUZEM O OLHAR
DO ESPECTADOR A UMA CONCLUSÃO.                                                                                                                                                          PARA
ALCANÇÁ-LA É PRECISO PLANEJAMENTO.                                                                                                                  O
ROTEIRO É A PRIMEIRA PEÇA DESSA “INDUÇÃO”.



O QUE FAZ O ROTEIRISTA  -  O ROTEIRISTA PODE SER O AUTOR, O COLABORADOR,
O                                                                                                                                                                                      ADAPTADOR
E/OU O DIALOGUISTA DE UM ROTEIRO.                                                                                                                        PODE ESCREVÊ-LO DE MANEIRA TOTAL OU PARCIAL;                                                                                                                      SOZINHO
OU EM PARCERIA COM OUTROS ROTEIRISTAS E/OU                                                                                                                             COM
O DIRETOR.    PODE APORTAR IDEIAS OU AJUDAR A DAR
CONSISTÊNCIA ÀS                                                                                                                                                                       IDEIAS
DE OUTROS.  O ROTEIRISTA AJUDA O DIRETOR
A DAR FORMA A SUA IDEIA, A                                                                                                                                                                                       VER
CLARO SEUS DESEJOS, A DESCOBRIR SUA HISTORIA.                                                                                                                                   ELE USA A PALAVRA PARA SE FAZER ENTENDER EM
OUTRO                                                                                                                             CÓDIGO,
QUE É O CÓDIGO AUDIOVISUAL.



O QUE É DRAMATURGIA?     -  DRAMA = AÇÃO;                                                                                                              ARISTÓTELES DEFINIA DRAMATURGIA COMO A
ORGANIZAÇÃO                                                                                                                                                         DE
AÇÕES HUMANAS DE FORMA COERENTE, PROVOCANDOFORTES EMOÇÕES OU UM ESTADO
IRREPRIMÍVEL DE GOZO OU   MARAVILHAMENTO
(NOÇÃO DE CATARSE).                                                                                                                                                                   DRAMATURGIA É UMA INVESTIGAÇÃO DO TEXTO.                                                                                                                   É UM CONJUNTO DE TÉCNICAS PARA SE ORGANIZAR                                                                                                                     EFICIENTEMENTE
UM TEXTO. MAS O QUE SIGNIFICA DIZER                                                                                                                           EFICIENTEMENTE?   DRAMATURGO É O RESPONSÁVEL POR EXTRAIR TODAS
AS                                                                                                                                                                                   POSSIBILIDADES
NARRATIVAS DO TEXTO;                                                                                             O
PONTO DE PARTIDA DE UM TEXTO DRAMÁTICO É A                                                                                                                          EXISTÊNCIA
DE UM CONTEÚDO A SER EXPRESSADO.                                                                                                                               ESSE CONTEÚDO PODE (E DEVE) SER BUSCADOS
PELOROTEIRISTAS POR MEIO DE IDEIAS, SENSAÇÕES, EMOÇÕES,  LEMBRANÇAS E OBSERVAÇÕES. É QUE CHAMAMOS
PROCESSO                                                                                                                                                        CRIATIVO.
TEXTO É TANTO AQUILO QUE SE DIZ COMO O QUE NÃO SE DIZ,                                                                                                                                                                   MAS
APARECE DE OUTRA FORMA, COMO GESTO, EXPRESSÃO,                                                                                                                                            ENTONAÇÃO OU
DESCRIÇÃO. É O QUE CHAMAMOS SUBTEXTO.                                                                                                                                                  O CONTEÚDO É O QUE ESTÁ POR TRÁS DE UM TEXTO                                                                                                                            DRAMÁTICO.
ELE DEVE CONTER A IDEIA CENTRAL.                                                                        
ESCREVER UM ROTEIRO É LIDAR COM UMA HISTÓRIA,
UMA                                                                                                                                             TRAMA,
UM RELATO E TRATAR DE DAR A ELA UM SENTIDO                                                                                                                       DRAMÁTICO.  ESTE SENTIDO ESTÁ ARTICULADO A PARTIR DO QUE                                                                                                                                                  CHAMAMOS
DE “PREMISSA DRAMÁTICA”.                                                                                                                   A
PREMISSA É O CONCEITO DA HISTÓRIA, É O QUE ESTÁ POR                                                                                                                                           TRÁS
DELA E QUE EMERGE À MEDIDA QUE A TRAMA AVANÇA.                                                                                                                                            A PREMISSA É UMA DECISÃO SOBRE A QUAL
BASEIAM-SE                                                                                                                               TODAS
AS OUTRAS DECISÕES TOMADAS AO LONGO DO                                                                                                                       PROCESSO
DE ESCRITURA.  É O QUE DÁ UNIDADE E
PERTINÊNCIA AO FILME.                                                                                                                                                      APREMISSA      -  
ESSE CONCEITO SUSTENTA E PERMITE AO AUTOR MOSTRAR                                                                                                                                                                           OS
MOTIVOS OCULTOS DA TRAMA QUE ELE CRIOU;                                                                                                                      DITOS MOTIVOS ESTÃO POR TRÁS DE SEUS
PERSONAGENS,                                                                                                                                        OBJETIVOS,
OBSTÁCULO E SUA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.                                                                                                                                             A PREMISSA É UM PRINCÍPIO FUNDADOR, UM
ARGUMENTO, UM                                                                                                                                                   PONTO
DE VISTA SOBRE O TEMA QUE O AUTOR QUE                                                                                                                   ESCOLHEU TRATAR.     O caso“Romeu e Julieta”   (deWilliam Shakespeare)                                                                                                                                                                      PREMISSA:  Um  
grande amor desafia até mesmo morte                                                                                                            Outrosexemplosclássicos:
PODEROSO  CHEFÃO  de   Francis.
F .Coppolla (A família                                                                                                             está
acima 
de tudo)      GUERRA  NAS ESTRELAS de George Lucas (Todo homem deve
enfrentar seus medos)  -   MALVADA de Joseph Mankevick (A more mais importante
que dinheiro e fama)                                                                                                                                                                          HARRYP  nolivrodeJ.K.Rowlings                                                                                                          (Aceite
seudome saiba    uTlizá-­-lo.Casocontrarioelepodelhedestruir).    



ELEMENTOSDADRAMATURGIA



• TEMA E
PREMISSA; • ESTRUTURA




PERSONAGEM; • CENA



• CONFLITO;
• SEQUENCIA




AMBIENTAÇÃO; • DIÁLOGO



OCONFLITO   - O CONFLITO É O
ELEMENTO BÁSICO DA DRAMATURGIA;                                                                                                                                                        ENTENDEMOS POR CONFLITO TODO TIPO DE SITUAÇÃO
OU                                                                                                                     SENTIMENTO
QUE ATUAM CONTRA OS OBJETIVOS DE ALGUÉM;                                                                                                                                               É O CONFLITO O QUE MOVE AS PESSOAS E POR ISSO                                                                                                                        TAMBÉM
OS PERSONAGENS: FOME, FRIO, DOR, TRISTEZA,                                                                                                                          MEDO,
ETC.  A VIDA É UMA SUCESSÃO DE PROVAS, DE
TESTES;                                                                                                                                                    O CONFLITO GERA: SENSAÇÕES (ASPECTO
FISIOLÓGICO) OU                                                                                                                                                 SENTIMENTOS
(ASPECTO PSICOLÓGICO)



 OCONFLITO   -   A PRESENÇA DO CONFLITO APORTA VERACIDADE,                                                                                                                                                     VEROSSIMILHANÇA,
CREDIBILIDADE AO FILME.                                                                                                                  É FUNDAMENTAL QUE ESSE CONFLITO SEJA PERCEBIDO
PELO                                                                                                                                            ESPECTADOR
(INTERNO VS. EXTERNO). A DRAMATURGIA DEVE PROVOCAR NO ESPECTADOR                                                                                                                      EMOÇÕES
QUE TENHAM ORIGEM NO CONFLITO OU EM SUA                                                                                                                                 PERSPECTIVA.    ATRAVÉS DE UM FILME O ESPECTADOR SE PERMITE
SENTIR E                                                                                                                                                                               CONTROLAR EMOÇÕES. PODE ODIAR, MATAR,
ARREPENDER,                                                                                                                                          APRENDER
A SUPERAR MEDOS, FRUSTRAÇÕES, ETC.



 MECANISMOS DO CONFLITO     -  
DIZER CONFLITO SIGNIFICA DIZER OPOSIÇÃO, OBSTÁCULO.                                                                                                                                                                                              
TANTO PODE SER UM INDIVÍDUO, UM OBJETO, UMA SITUAÇÃO,                                                                                                                                                 
UM CARÁTER, UM ELEMENTO NATURAL, OU MESMO UMA                                                                                                                            SENSAÇÃO
OU UM SENTIMENTO.       O CONFLITO NASCE
DA OPOSIÇÃO ENTRE UM OBJETIVO E UM



OBSTÁCULO.



 TIPOS DE CONFLITOS HOMEM versus
HOMEM                                                                                                    HOMEM
versus “DEUS”                                                                       
HOMEM versus NATUREZA



PERSONAGEM + OBJETIVO  +
OBSTÁCULO                                                                                                        CONFLITO



=                EMOÇÃO      -    
PERSONAGEM                                                                                                  
+ OBJETIVO       +  
OBSTÁCULO   +    CONFLITO =                                                                                             
EMOÇÃO



CONFLITO E IDENTIFICAÇÃO             
-    A DRAMATURGIA É UMA
FERRAMENTA PARA COLOCAR O



ESPECTADOR NO LUGAR DOS PERSONAGENS E APRENDER                                                                                                                                
COM ELES SOBRE O SER HUMANO.     
O ESPECTADOR SE INTERESSA PELO PERSONAGEM QUE VIVE                                                                                                                                                                                                    O
CONFLITO. POR ISSO ELE É CHAMADO “PROTAGONISTA”.                                                                                                                                            O
CONFLITO EMPURRA O ESPECTADOR A ESTABELECER                                                                                                             
VÍNCULO COM O
PROTAGONISTA.     QUANDO O CONFLITO QUE
VIVE UM PROTAGONISTA SEJA                                                                                                                                                                            
PERCEBIDO PELO ESPECTADOR,
CRIA-SE ENTRE ELES O QUE                                                                                                                      
CHAMAMOS “IDENTIFICAÇÃO”.



CONFLITO E PERSONAGEM   -   O CONFLITO É UMA FERRAMENTA PARA CRIAR                                                                                                                                                                  
PERSONAGENS.  O CONFLITO OBRIGA
QUE OS PERSONAGENS TOMEM                     
POSIÇÃO
DIANTE DELES E ASSIM REVELEM SEU VERDADEIRO                                                                      
CARÁTER.     ASSIM SE DISTINGUE O ESPERTO DO BOBO, O
OTIMISTA DO                                                                                                                                  
PESSIMISTA, O
ALTRUISTA DO EGOÍSTA, ETC.                                                                                                      
O CONFLITO EVIDENCIA SUA PERSONALIDADE, SEUS                                                                                                            VALORES
MORAIS MAIS PROFUNDOS.                                                                                       
DIANTE DE SEUS DILEMAS OS PERSONAGENS MOSTRAM                                                                                                  QUEM
REALMENTE SÃO.



CONFLITO E ESTRUTURA        -    NÃO BASTA QUE O CONFLITO SEJA INTENSO EM SI
MESMO. É                                                                        
PRECISO
QUE ELE SEJA EXPOSTO CORRETAMENTE.                                                                                                     
PARA ISSO O AUTOR
DEVE FAZER COM QUE O PÚBLICO VIVA A                                                                                                                                      
MESMA EXPERIÊNCIA DO PERSONAGEM.   
SEU CONFLITO INTERNO DEVE SER DEMONSTRADO ATRAVÉS   DE UM CONFLITO EXTERNO (ARTIFÍCIO).                                                                                                                    
POR ISSO, O AUTOR PRECISA DOSAR A INFORMAÇÃO –                                                                                                                       ESTRUTURÁ-LA.
PENSAR A EVOLUÇÃO DO CONFLITO JUNTO
COM O ARCO DO                                                                                                                                                                         PERSONAGEM.
O QUE ELE APRENDE?



ESTRUTURADRAMÁTICA       -   ARISTÓTELES: O DRAMA DEVE APRESENTAR UMA
ÚNICA AÇÃO                                                                   
QUE
PODE SER COMPOSTA EM PARTES ORGANICAMENTE                                                                                      
LIGADAS
ENTRE SI. A ESSAS PARTES CHAMAMOS “ATOS”.                                                                                                                           
1. PRÓTASE (EXPOSIÇÃO E ENCAMINHAMENTO DOS                                                                                                               ELEMENTOS
DRAMÁTICOS)    2. EPÍTASE (COMPLICAÇÃO E
ESTREITAMENTO DO NÓ)                                                                           
3.
CATÁSTROFE (RESOLUÇÃO DO CONFLITO E VOLTA AO                                                                                             
NORMAL)   ATOS = DIVISÃO DA ESTRUTURA DE UM FILME QUE
CONTENHA                                                                                                                                                                   
PELO MENOS TRÊS PARTES:  1.
APRESENTAÇÃO    2. DESENVOLVIMENTO                                                                                                                                                
3. CONCLUSÃO



ELEMENTOSDAESTRUTURA      -    DETONANTE: ACONTECIMENTO DECISIVO
APRESENTADO NO                                                                                                                                                                                      
PRIMEIRO ATO E QUE DÁ INÍCIO AO DESENVOLVIMENTO DO                                                                                                                       
ARGUMENTO.   • CRISE: MOMENTO DO ARGUMENTO
EM QUE O PROTAGONISTA                                                                                                                                                                                       TOMA
(OU NÃO) A DECISÃO DE RESOLVER O CONFLITO.                                                                                                                                          •
CLÍMAX: É O PONTO CULMINANTE E DE MAIOR TENSÃO DA                                                                                                                                                  AÇÃO DRAMÁTICA. NELE A DECISÃO DO
PROTAGONISTA É                                                                                                                                            COLOCADA
EM RISCO. NÃO PRECISA SER VIOLENTO PARA SER                                                                                                                                 EFETIVO.
• RESOLUÇÃO: CHAMADA TAMBÉM
“DESENLACE”. É O                                                                                                                                                        RESULTADO
DO CONFLITO. PODE SER EVIDENTE OU                                                                                                                        SUGESTIVA.
TEM RELAÇÃO DIRETA COM A PREMISSA DO FILME.                                                                                                                                        (ABERTA
OU FEHADA)



PERSONAGEM      -    DEFINIÇÃO: DO GREGO “PERSONA”. PODE SER
UM                                                                                                                                                                 PROTAGONIS  CO-PROTAGONISTA, ANTAGONISTA,                                                           
OPONENTE,
COADJUVANTE, ETC. (REAL OU INANIMADO)                                                                                                                       
FUNÇÃO: CONSISTE EM APORTAR CARACTERIZAÇÕES                                                                                                                                              
NECESSÁRIAS PARA GERAR CREDIBILIDADE À TRAMA.                                                             
CARACTERIZAÇÃO:
É A SOMA DE TODAS AS QUALIDADE                                                                                                                             
OBSERVÁVEIS DE UM PERSONAGEM. UMA COMBINAÇÃO QUE                                                                                                                                           
FAZ COM QUE O PERSONAGEM SEJA ÚNICO.                                                                   
A
VERDADEIRA PERSONALIDADE DE UM PERSONAGEM ESTÁ                                                                                                                                                 
OCULTA POR TRAS DE SUA “MÁSCARA”.   
ESSA MÁSCARA É UMA PISTA IMPORTANTE PARA O QUE                                                                                                                                                                           
POSTERIORMENTE SE REVELARÁ POR TRAS DELA.



PERSONAGEM       -   ELEMENTOS QUE COMPÕE O PERSONAGEM:                                                                                                                                                       
1. NECESSIDADE DRAMÁTICA: O QUE O PERSONAGEM QUER                                                                                                                                    
AO LONGO DA HISTÓRIA E OS OBSTÁCULOS QUE SURGEM EM                                                
SEU
CAMINHO.   2. PONTO DE VISTA: SUA MANEIRA
DE VER O MUNDO. SERVE                                                                                                        
PARA
ENTRAR EM CONFLITO COM OUTROS PERSONAGENS.                                                                                                                        
GERA IDENTIFICAÇÃO.     3. MUDANÇA: TODO PERSONAGEM APRENDE ALGO. E SE
NÃO                                                                                                                                                                                     
APRENDE, PROVOCA O ESPECTADOR A SE PERGUNTAR OS                                                                                                                                         
MOTIVOS DESSA NÃO TRANSFORMAÇÃO.         
4. ATITUDE: DIANTE DE SITUAÇÕES LIMITES. REVELA SEU   CARÁTER, SUA MÁSCARA CAI.



PERSONAGEM       -      BIOGRAFIA DOS PERSONAGENS: O ROTEIRISTA
PRECISA                                                                                                                                                           
SABER O HISTÓRICO
DE SEU PERSONAGEM PARA DEFINIR O                                                                                                                                   
MOMENTO DE SUA TRAJETÓRIA QUE VAI RELATAR NO FILME.                                                                                                                                          SÃO
TRÊS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:                                                                                    
1.  PERFIL FISICO: IDADE, ALTURA E TODAS AS                                                                                                              
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE CONCORDE COM SUAS                                                                                                                      AÇÕES
(MESMO AS DEFICIÊNCIAS).  2.  PERFIL SOCIOLÓGICO: QUÉM É? DE ONDE VEM? QUEM
É                                                                                        
SUA
FAMÍLIA? COMO FALA? SUA PROFISSÃO? SEUS                                                                                                                
VALORES? SUA SEXUALIDADE? E TUDO O QUE DETERMINE                                                                                                                            
COMO O PERSONAGEM PENSA E ATUA.  
3.    PERFIL PSICOLÓGICO: UNIÃO
DOS PERFIS FÍSICO E                                                                                                                                                                                  
SOCIOLÓGICO E QUE DETERMINAM SUA CONDUTA: É                                                                                                                              VALENTE?
CORAJOSO? MEDROSO? ROMÂNTICO?                                                                                                                     
EXALTADO? CALADO? FALANTE? GROSSEIRO? SIMPÁTICO?                                                                                                                          
EXAGERADO? MENTIROSO?



COMPOSIÇÃO DO PERSONAGEM: -   1. O
QUE QUER?   2. POR QUE QUER  3. O QUE FAZ PARA CONSEGUIR O QUE QUER?    4. O QUE O DETÉM?                                                                                                                   5.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS DECISÕES                                                                                                                       PROTAGONISTA  -     •
É O PERSONAGEM COM MAIS DIMENSÕES E PROFUNDIDADE                                                                                                                                                                                         DENTRO
DA HISTÓRIA. É AQUELE QUE SOFRE O CONFLITO                                                                                                                              PRINCIPAL
E TEM A POSSIBILIDADE DE SE TRANSFORMAR.                                                                                                                                     •
ELE NÃO DEVE SER EM SEU INTERIOR APENAS O QUE PARECE                                                                                                                                               SER
SUPERFICIALMENTE. DEVE SE REVELAR AOS POUCOS.                                                                                                                                       •
É O PROTAGONISTA QUE INSPIRA A CRIAÇÃO DE TODOS OS                                                                                                                                   OUTROS
PERSONAGENS.    • OS SECUNDÁRIO E/OU
CO-PROTAGONISTAS FORMAM PARTE                                                                                                                                                                                               DA
HISTÓRIA ATRAVÉS DAS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM                                                                                                                                     COM
O PROTAGONISTA E AJUDAM A DELINEAR A NATUREZA                                                                                                                                 COMPLEXA
DO PRINCIPAL.    • OS SECUNDÁRIOS PODEM
SER DINÂMICOS OU OPONENTES. PERSONAGEM   TRIDIMENSIONAL
1. O QUE FALA?  2. O QUE FAZ? 
3. O QUE FALAM SOBRE ELE? COMPLEXIDADE  (INTERESSE DO PÚBLICO) P ERSONAGEM COMPLEXO:  O QUE O PERSONAGEM QUER? VS. O QUE PERSONAGEM
PRECISA?  ARCO DE TRANSFORMAÇÃO
APRESENTAÇÃO PERSONAGEM    -   • A CENA DE APRESENTAÇÃO MARCA O TOM, O
REGISTRO, A MÁSCARA SOB A QUAL O PERSONAGEM SE APRESENTA.  • É A PRIMEIRA PISTA DE SEU COMPORTAMENTO. • O
QUE DIZ UM PERSONAGEM SOBRE SI MESMO E SOBRE OS OUTROS PODE SER VERDADE OU NÃO.
• O ESPECTADOR SÓ TERÁ CERTEZA DO CARÁTER DOS PERSONAGENS QUANDO FOR TESTEMUNHA
DE SUAS AÇÕES E DECISÕES DIANTE DE SITUAÇÕES EXTREMAS. • OS PERSONAGENS SE
DEFINEM UNS AOS OUTROS FORMANDO UMA CONSTELAÇÃO DE CARÁTERES.  -   AMBIENTAÇÃO(ou composição)• TODA HISTORIA DEVE
CUMPRIR SUAS PRÓPRIAS NORMAS DE PROBABILIDADE. • OS ACONTECIMENTOS LIMITAM AS
POSSIBILIDADES E PROBABILIDADES MARCADAS PELO UNIVERSO INTERNO DE UM FILME.  • DEPOIS DE ESTABELECIDOS OS PRINCIPIOS
CAUSAIS, É IMPORTANTE RESPEITÁ-LOS OU, DO CONTRÁRIO, PERDE-SE A CREDIBILIDADE E
A CONFIANÇA DO ESPECTADOR.  • DESDE A
PRIMEIRA IMAGEM DO FILME, O PÚBLICO INSPECIONA O UNIVERSO FICTÍCIO DISTINGUINDO
O POSSÍVEL DO IMPOSSÍVEL, O PROVÁVEL DO IMPROVÁVEL. • SÃO AS “LEIS” DE CADA
FILME. POR ISSO É PRECISO RIGOR. AMBIENTAÇÃO(ou composição) CRIAR UM MUNDO
LIMITADO E RECONHECÍVEL GERA LÓGICA E CONVICÇÃO. A AMBIENTAÇÃO DE UMA HISTÓRIA
POSSUI DIFERENTES NÍVEIS:   1) PERÍODO:
LUGAR TEMPORAL QUE OCUPA A HISTÓRIA. A historia acontece em um mundo
contemporáneo?  Em outra época histórica?
Em  um futuro hipotético?    2) DURAÇÃO: EXTENSÃO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO
TEMPO.  Quanto tempo da vida dos
personagens são contados na trama?   Décadas?
Anos? Meses? Dias? Horas?    3)
LOCALIZAÇÃO: ESPAÇO EM QUE A HISTÓRIA ACONTECE.    É sua geografia específica, a cidade onde
acontece, o bairro, o edifício ou casa, o quarto e tudo o que determine seu
espaço.  CENA E SEQUÊNCIA -   • “CENA” É A MENOR UNIDADE DE AÇÃO DE UM
FILME.    • TODA CENA DEVE FUNCIONAR COMO
UM MICROFILME DENTRO DO FILME, OU SEJA: DEVER TER SUA PRÓPRIA PREMISSA
(OBJETIVO), SEU PROTAGONISTA, CONFLITO, ETC.   • UMA BOA CENA RESPONDE PERGUNTAS FORMULADAS
NAS CENAS ANTERIORES E…  • FORMULA
PERGUNTAS PARA SEREM RESPONDIDAS NAS CENAS SEGUINTES.     • GERA-SE, ASSIM, UMA RELAÇÃO DE CAUSA E
EFEITO ENTRE AS CENAS, MOVIMENTANDO A ATENÇÃO DO ESPECTADOR, QUE  PERMANECERÁ INTERESSADO NO AVANÇO DA TRAMA.   -  CENA
E SEQUÊNCIA   • SÃO ELEMENTOS IMPORTANTES
DE UMA CENA:   1. RITMO: É IMPRESCINDÍVEL
EMPREGAR RITMO PARA GUIAR A ATENÇÃO E A IMAGINAÇÃO DO ESPECTADOR. A BOA CENA
CONSTRÓI UM RITMO QUE “ACOSTUMA” E PREPARA O PÚBLICO PARA O QUE VIRÁ A SEGUIR.  SE A CENA FOR COERENTE EM SEU RITMO, A
COMPREENSÃO DAS CENAS SEGUINTES SERÁ SUAVE E EFICIENTE. O ESPECTADOR ESTARÁ
“PREPARADO”.   2. SUBTEXTO: É A VIDA
OCULTA DEBAIXO DO DRAMA. SÃO OS SENTIMENTOS E PENSAMENTOS (CONHECIDOS E
DESCONHECIDOS) POR TRAS DAS AÇÕES DOS PERSONAGENS.  CENA  E SEQUÊNCIA  3. CONTRADIÇÃO/CONTRASTE: UMA BOA CENA
APROVEITA NOVOS PONTOS DE VISTA E SITUAÇÕES PARA CAUSAR ESTRANHAMENTO E ATRAIR
O INTERESSE DO PÚBLICO. ENTRE UM LUGAR E UM ACONTECIMENTO OU ENTRE UM LUGAR E
UM PERSONAGEM, POR EXEMPLO.  4.  ELIPSES: SÃO AVANÇOS TEMPORAIS ENTRE DUAS OU
MAIS CENAS. OMISSÕES DE INFORMAÇÃO QUE O ESPECTADOR  PODE COMPLETAR MENTALMENTE. AS ELIPSES EXISTEM
PARA ACELERAR O RITMO, EVITAR   REPETIÇÕES
E OBVIEDADES, ENGANAR POSITIVAMENTE O ESPECTADOR.  CENA E SEQUÊNCIA -   5. IRONIA DRAMÁTICA: QUANDO O ESPECTADOR
SABE MAIS QUE OS PERSONAGENS, PROVOCANDO ASSIM A PERSPECTIVA DO CONFLITO E
INCREMENTANDO OSUSPENSE/TENSÃO. PODE SER “TEMIDA” OU “DESEJADA”  6. SET UP E PAY OFF: SET UP É UMA “PROMESSA”
FEITA E PAY OFF UMA “PROMESSA” CUMPRIDA. QUANDO O ROTEIRISTA ESTABELECE UM
CÓDIGO, CRIA UMA EXPECTATIVA QUE DEBE SER ESCLARECIDA MAIS ADIANTE. O BOM
ROTEIRO ADIANTA SOLUÇÕES SEM EVIDENCIAR A MANIPULAÇÃO. CENA E SEQUÊNCIA   • A “SEQUENCIA” É UMA UNIDADE DE AÇÃO MAIOR
E MAIS COMPLEXA.  • SE DEFINE POR UM
CONJUNTO DE CENAS AGRUPADOS POR UM SENTIDO COMUM E QUE ACONTECE EM DIFERENTES
LOCAÇÕES (GERALMENTE), OMITINDO MOMENTOS INÚTEIS.   • TODA SEQUÊNCIA POSSUI UMA “CENA NÚCLEO”.  • ESSE NÚCLEO É A “PREMISSA”, O “OBJETIVO”
QUE O AUTOR RETENDE ATINGIR, MAS PRECISA PREPARAR O ESPECTADOR  PARA NÃO TRANSMITIR AS INFORMAÇÕES DE FORMA
ABRUPTA.   •  AO REDOR DE CADA NÚCLEO HÁ UMA SÉRIE DE CENAS
DE PREPARAÇÃO QUE AVANÇAM NA DIREÇÃO DESEJADA, DOSANDO A INFORMAÇÃO ATÉ SEU
CONHECIMENTO PLENO E EFETIVO. TIPOS DE CENA -  
• DE ABERTURA  • CENA OBRIGATÓRIA
• DE APRESENTAÇÃO • CENA RETROSPECTIVA • DE TRANSIÇÃO (FLASHBACK) • DE DESCANSO
• CENA PROJEÇÃO (FLASHFORWARD) • DE PREPARAÇÃO • CENA NÚCLEO • ENTRE OUTRAS…   -   CENA
E EXPOSIÇÃO -  O QUE CARACTERIZA A CENA
SÃO OS SEGUINTES ELEMENTOS:  1. DESEJO  2. OBJETIVO  3. AÇÃO  4. CONFLITO  5. MUDANÇA UMA CENA É UMA HISTÓRIA EM
MINIATURA.   EXPOR SIGNIFICA MOSTRA FATOS
– INFORMAR SOBRE O AMBIENTE, A BIOGRAFIA, A CARACTERIZAÇÃO E QUALQUER ELEMENTO
FUNDAMENTAL PARA QUE O PÚBLICO POSSA ACOMPANHAR E COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS
DA TRAMA. CENA E EXPOSIÇÃO - • A BOA EXPOSIÇÃO SIGNIFICA EXPOR SEM EXPLICITAR.
• PARA ISSO, É PRECISO QUE OS PERSONAGENS TENHAM CONFLITOS SUPERFICIAIS E
PROFUNDOS. • A BOA EXPOSIÇÃO REVELA EM SUA PROFUNDIDADE QUE OS PERSONAGENS TEM
COISAS A PERDER. NÃO MOSTRAM COMO PENSAM E O QUE QUEREM DE MANEIRA DIRETA. •
NÃO CONTE, MOSTRE: TRANSMITA INDIRETAMENTE OS FATOS NECESSÁRIOS. DRAMATIZE A
EXPOSIÇÃO. CRIE UM ARTIFÍCIO. • A ARTE DA EXPOSIÇÃO CONSISTE EM DRAMATIZAR A
COMUNICAÇÃO DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE AÇÕES E ARTIFÍCIOS. • DRAMATIZAR =
TRANSMITIR A TRAVÉS DE AÇÕES;   -  CENA E EXPOSIÇÃO - • O BOM ROTEIRO CRIA
MOTIVAÇÃO PARA O DIÁLOGO MAIOR QUE OS FATOS. USA O ARTIFÍCIO PARA IR ALÉM DELE.
• AO LONGO DA ESTRUTURA, É IMPORTANTE ESPALHAR A EXPOSIÇÃO PARA QUE ELA GANHE
EM ENTENDIMENTO. • RETER A INFORMAÇÃO CRIA UM PADRÃO PROGRESSIVO QUE MANTÉM A O
INTERESSE E A ATENÇÃO DO ESPECTADOR,GERANDO PEQUENOS MISTÉRIOS. • O QUE É DITO
ESCONDE O QUE NÃO PODE SER DITO. • O BOM ARTIFÍCIO FAZ O PÚBLICO ENXERGAR O QUE
HÁ PORDEBAIXO DO QUE ESTÁ SENDO DITO – SUBTEXTO. • É A NOÇÃO DE QUE O
PERSONAGEM SEMPRE REVELA ALGO DE SI AO FALAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO.  -  ANÁLISE
DE CENA - • O QUE NOS CONTA O ESPAÇO?  O
QUE NOS CONTAM OS SONS? • O QUE NOS CONTAM OS PERSONAGENS E SUAS AÇÕES? • QUEM
É O PROTAGONISTA DA CENA? • QUAIS SÃO AS REVELAÇÕES? • QUAL É A PERGUNTA
DRAMÁTICA FORMULADA? • QUAL É O CONFLITO?• QUAL É A MUDANÇA QUE A CENA PROVOCA
(NOÇÃO DE “BEATS” OU “GOLPES DE EFEITO”)?   -  DIÁLOGO
- • DO GREGO “DIALOGOS” – DISCURSO ENTRE DUAS OU MAIS PESSOAS. • GERALMENTE UM
INTERCÂMBIO VERBAL. • O CRITÉRIO ESSENCIAL DO DIÁLOGO É O INTERCAMBIO E A
REVERSIBILIDADE DA COMUNICAÇÃO. • O DIÁLOGO FAZ COM QUE A HISTÓRIA AVANCE. SUA
RESPOSTA NÃO PRECISA SER IMEDIATA, MAS SUA SOMA LEVA ADIANTE A AÇÃO. • O
DIÁLOGO COMUNICA INFORMACIÓN (Textual e subtextual). • ESTA INFORMAÇÃO DEBE VIR
NATURALMENTE DE DENTRO DA AÇÃO – NOÇÃO DE ARTIFÍCIO.  - DIÁLOGO• O DIÁLOGO REVELA DE MANEIRA
CRESCENTE O PERFIL PSICOLÓGICO DOS PERSONAGENS. • MUITAS VEZES OS PERSONAGENS
DIZEM TODO O CONTRÁRIO DO QUE PENSAM. MENTEM. REVELAM ASSIM QUE SÃO. • OS
PERSONAGENS TRAEM A SI MESMOS EM SEUS DIÁLOGOS. • O DIÁLOGO ESTABELECE RELAÇÃO
ENTRE OS PERSONAGENS. OFERECE UMA DIMENSÃO MAIS PRODUNDA. • CRIA PERSONAGENS DE
CARNE E OSSO NA MANEIRA E NO TOM DO FALAR. DIÁLOGOS INCOMPLETOS, NATURALISTAS.
• REVELA CONFLITOS E OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA • O DIÁLOGO REVELA ESTADOS
EMOCIONAIS. • O PIOR DIÁLOGO É AQUELE EM QUE O PERSONAGEM DIZ O QUE SENTE E
PENSA. NÃO HÁ SUBTEXTO: “ESTOU MUITO BEM”.



• O DIÁLOGO REVELA ANTECEDENTES.



• COMPLEMENTA A AÇÃO.



• TRANSMITE INDIRETAMENTE O TEMA.



• LOCALIZA A AÇÃO SEM PRECISAR SER DIDÁTICO.



 



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09 Maio 2016 


Locações do
filme
:  O Menino e o Mistério



01  -  Seq
01  - 
Casa de Geninho - Interna/Externa -  
Disco Voador -



Personagens: Geninho/Pai de Geninho/Mãe de Geninho



Casa de Josefa - 
9.88779065 - Tia Adriana -  Bairro
dos Novais - 0k



02  -  Seq
02 -  Escola - Interna



Personagens: Professora /Cleonice/ Rosali/Tadeu/Geninho -  Everton, Mateus, todos alunos.



Escola Plácido de Castro - Bairro dos Novais -   32336487 - 0k



03  -  Seq
03  - 
Banco/Praça/Rua - Externa.



Personagens
Rubão/Geninho/Mauricio/Rafaela/Claudia/Ana Paula



Praça Independência 
-  0k



04  -  Seq
04 -  Rua/Banco/Praça - Externa



Personagens: Ana Paula/Geningo/Jonas/Mauricio/Rafaela/Claudia



Praça Independência - 0k



05  -  Seq
05 -  Rua/Banco/Praça/local determ./Garagem
escura -  Externa - Disco Voador



Personagens:  
Mauricio/Rubão/Rafaela/Jonas



Praça Independência 
-  0k



06  -  Seq
06  - 
Igreja/Interna



Personagens
Padre/Jonas/Claudia/Geninho/Mauricio/Ana Paula/Rafaela/Rubão



?



07  - Seq 07 - 
Casa de Ana Paula/Interna



Personagens: Ana Paula/Rafaela/Claudia/Geninho/Pai de Ana/Mãe de
Ana/Altamira



Casa de Tia Katia - 
Pertinho de minha casa - Bairro dos Novais



08  -  Seq
08 - Escola/Externa /Incêndio



Personagens:  Jonas/Alunos/Abilio/Pipoqueiro/Menino
01/Menino 02/Menino 03



Teatro Ciláio Ribeiro - Centro



09  -  Seq
09 -  Consultorio Neurologista/Interna



Personagens:  Pai de Ana/Mãe
de Ana/Neurologista/ Jonas/ Figurantes



Itabaiana-Pb - 
0k



10
-  Seq 10 -  Casa de Ana Paula / insert rua
/Interna/Externa



Personagens:  Altamira/Mãe
de Ana Paula/Jonas/Mauricio/Rubão/Ana Paula/Claudia



Casa de Tia Kátia - 
pertinho de minha casa - Bairro dos Novais - 0k



11 -
Seq 11 -  Delegacia/ Interna



Personagens:  Delegado/Jonas/Abilio/Padre



Secdtur - Santa Rita - 0k



12
-  Seq 12 -  Bodega do Lula/ Interna



Personagens: Altamira/Lula/Zeca/Laura/Baleiro/jornalista 01



Internacional - Cruz das Armas - 0k



13 -
Seq 13 - Casa de Ana Paula/ Interna/Externa/Insert Rua



Personagens:  Ana Paula/Pai
de Ana Paula/Mãe de Ana Paula/figurantes/Jornalista
02,03,04,05,06,07,08,09/jonas - cobertura total de Tvs e Jornais.



Casa de tia Kátia - Pertinho de minha casa -  Bairro dos Novais - 0k



14 -
Seq 14 -  Rua/Noite/Externa - Disco
Voador - final



Personagens: Jonas/Altamira



Perto do postinho de Saude - Bairro dos Novais - 0k



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09 Maio 2016 


                              II FESTIVAL DE
TEATRO E DANÇA DE SANTA RITA-PB



 



Regulamento:



I –  DOS OBJETIVOS



Art. 1º   -  II
Festival de teatro  e Dança de Santa
Rita, Pb, será realizado pela  Secdtur  de 23 a 27 de Agosto de 2016, (  de 
terça à  sábado )



Art. 2º    -  
II Festival de teatro  e Dança de
Santa Rita, Pb, objetiva revelar a produção de teatro na cidade, proporcionando
fomento para a produção ás artes cênicas e danças, além de promover o
intercâmbio e a integração entre os grupos participantes e demais artista da
região.  



II – DAS INSCRIÇÕES



Art. 3º



  
-  As inscrições poderão ser
realizadas nas categorias estudantes ou amador e serão recebidas de 01 de
Maio  a 30 de Junho de 2016, pelo email, jacintojacinto58@gmail.com ou na
sede da Secdtur - ( Praça do Povo-Tibirí Fábrica).



PARÁGRAFO PRIMEIRO -  As fichas de inscrições deverão ser
solicitadas por email conforme Art. 3



º 
e em seguida encaminhada para o mesmo email  e/ou sede da Secdtur, juntamente com a
documentação relacionada no Art.



 4º



 , até o dia 30 de  Junho de 2016.



Art. 4º  -  No
ato da inscrição deverá ser apresentado:



Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo responsável



Sinopse do Espetáculo



Ficha Técnica completa



Telefone e endereço para contato com os grupos



Autorização dos pais ou responsáveis, caso, integrantes menores de
idade no grupo



01 foto do espetáculo,  se for o
caso.



 



Parágrafo  Único – Serão  recusadas as inscrições que não atendam as
exigências referidas no Art. 4º



 , e  cada grupo terá um tempo  para sua apresentação



 



III  - DA SELEÇÃO



 



Art. 5



 º -  A
seleção será efetuada através da análise do material enviado pelos grupos, por
profissionais da área de teatro e dança e fica reservado a organização do
festival definir o numero de espetáculos e divulgar antecipadamente aos grupo.



IV – DA PREMIAÇÃO



Art. 6



 º 
-  A organização do II festival de
teatro e dança de Santa Rita, indicará uma comissão julgadora composta por  cinco (05) profissionais da área de teatro e
dança pra definir os seguintes quesitos:



V -  DA PREMIAÇÃO:



Art. 7º  -   
Será  distribuídos entre os grupos
de teatro e dança, além dos troféus, uma quantia no valor de R$ 4.500,00
(Quatro Mil e Quinhentos Reais),  nas
seguintes categorias:



                                TEATRO:                                                         
DANÇA



              1º Lugar                   1.000,00                      1º Lugar                     1.000,00    



               2º Lugar                      750,00                       2º Lugar                        750,00



                3º Lugar                      500,00                       3ª Lugar                         500,00               



 



Art. 8º -  A decisão da comissão
julgadora é irrecorrivel



Parágrafo  Único - Todas as
categorias receberão certificados e troféus de participação e o resultado, bem
como a premiação, será no encerramento do II Festival de teatro e dança de
Santa Rita, dia 27 de Agosto.



 



V -  DAS RESPONSABILIDADES DA
PRODUÇÃO DOS ESPETÁCULOS



 



Art. 9º  -  As apresentações dos espetáculos acontecerão
no palco da praça do povo ( palco adaptado com caixa  cênica e platéia, situado ao lado da Secdtur,
tibiri fábrica, em Santa Rita e os espetáculos deverão ser apresentados rigorosamente
nos horários  devidos e ao grupo, caberá
toda responsabilidade sobre quaisquer danos cometidos pelos seus integrantes.



 



Art. 10º -  Transportes de
cenários e pessoas do seu local de origem até o local do evento, bem como o
retorno, será de responsabilidades dos grupos selecionados e a comissão
organizadora fornecerá apoio, quando possível, na montagem e desmontagem dos
espetáculos e os participantes terão direitos de usufruir dos recursos técnicos
que o evento dispõe, como, camarins, mesa de luz, mesa de som, CD player,  e deverá ser operado por integrante do grupo.



 



VII -  DAS DISPOSIÇÕES GERAIS



 



Art. 11º  -  Os casos omissos neste regulamento serão
resolvidos pela comissão organizadora do II Festival de teatro e dança de Santa
Rita, cuja decisões serão soberanas e irrecorregíveis.



 



OBS:   Obrigatoriedade aos
grupos  selecionados, pelo menos um representante,
participarem da Reunião na sede da Secdtur, no dia 29 de julho as 10 horas da
manhã, o não comparecimento se dará como desclassificados.



 



Santa Rita, 01  de   Maio 2016



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09 Maio 2016 


 



FICHA TÉCNICA:



Filme:
Aparição  (Fátima) Roteiro Adaptado: Jacinto Moreno -Direção: Jacinto Moreno - Ano 2014/Set/Out



 



Fotografia: Horyebir
Ribeiro   -   Som
Direto:
Marcos Veloso  -  Direção
de Artes:
Edilete Bezerra



 



Assistentes: Sandra
Alves e Lais Sobreira – Figurinos:
Edilete Bezerra – Making Off:
Douglas Moreno



 



Seleção de Atores: Jacinto
Moreno
Edição:
Jacinto Moreno e Douglas Moreno



 



Produção Executiva: Jacinto
Moreno, Marcos Veloso,  Edilete Bezerra,
Lais Sobreira, Sandra Alves



 



Produtores Independentes: Morenu’s Filmes, Tártarus Filmes, Tártarus Produções Artísticas, Future
Productions.



 



Rodado: João Pessoa: Fazenda
N.S.Pilar, Igreja da Misericórdia



                Santa Rita:  Rio - Centro da
cidade, Vilas do Engenho Santa Rita



                Várzea
Nova:
Granja etc.



 



Inicio das Gravações: Novembro
2013 / Término das Gravações:
Fevereiro 2014 ( aos Domingos)



 



ELENCO:   Raissa Aranha ( Lucia) 44 falas-96077111,
99790472/ Rannya Aranha ( Jacinta)-35 falas-96077111, 99790472/Ivonaldo
Rodrigues (Padre Jovem),28 falas,87292613/Horiebyr Ribeiro(Delegado),26 falas,
88024723/ Pedro Rafael Moreno( Francisco),25 falas, 88672270/ Eva Cristie(Mãe
Lúcia), 22 falas,88980696/ Otacílio Lima ( Bispo), 20 falas,87826900/Emanuel
Felipe(Josué), 17falas, 88482141/Andressa
Rego(N.S.Fátima)11falas,87059029/Valeria Araujo(Mãe Jacinta e Francisco)11
falas,88453065/Ericson Marques(Carcereiro)06falas,87359537/Rosandro
Aranha(Padre Velho)05falas,96077111/Edilete
Bezerra(Jornalista),04falas,87127042/Ricardo Moreira(Pai de
Lúcia)02falas,87131356/Cida Melo(Tia de Lúcia)02falas,88349901/RafaelDantas(Pai
de Jacinta e Francisco)88711778/Laura         
Domingos(Lavadeira01)02falas,86495082/CassiaLeal(Lavadeira02),02 falas86225523/NeideBaiana(Lavadeira03)02falas,87371385/ElzaQueiróz(Mulher01)02falas,87609734/Ana
Paula(Mulher02)02 falas,-/Dandara Roots(Mulher03)02falas-/Sandra
Alves(Mulher04)02falas-/Mirtes Melo(Mulher050)02falas-/Lena
Varela(Povo01)02falas88367676/ Andreia Monteiro(Povo
02)02falas,99177041/Marilene Santana(Povo 03)02falas,87362863/Jucy
Carvalho(Gente01)01fala,88117793/Lucinha Costa(Gente02)01fala/Puxa o avé e
todos cantam),87606574/Paula Marques(Lúcia Adulta)s/fala-Portuguesa com
certeza.



FIGURAÇÃO NA COVA DA IRIA: 



Andréia Mendes, Francinete Soares,
Carlos Branco, Lais Sobreira, Marcos Veloso, Elayne Maranhão,  Flávio Ciarallo, Gilvânia Santos,  Silvia Santos. Rosandro e Edilete não
estiveram nesta cena.



Tv Correio filmou e fez entrevista
com os pastorinhos(Camera: Vanilton- Jornalista: Renata Alburquerque.



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



FICHA TÉCNICA:



Filme:      A Escolha.    Roteito: Marcos Veloso    /   Direção:
Jacinto
Moreno   -   Ano 2015/Março/Abril



 



Fotografia: Augusto
Monteiro
( Ufpb)/Julia
Sartore
(Ufpb) / Jacinto
Moreno



Assistente de Câmera: Thalita
Fernandes
(Ufpb)/Rebeca
Linhares
(Ufpb)



Som Direto: Rafael
Aragão
(
Microfone-Ufpb)/
Tais Pascoal ( Gravador-Ufpb) Marcos
Veloso



Fotografia Still:  Juan Silva(Ufpb)



Edição: Jacinto
Moreno/Douglas Moreno



Trilha Sonora:  A Trilha”  Grupo
Musical Reggae Emboscada-Paraiba
.



Produtoras Independetes: Morenu’s
Filmes, Tártarus Filmes, Tártarus Produções Artísticas
, Future Productions.



Locações:   João Pessoa  Rodado no Bairro do José Américo



 



ELENCO ordem
Alfabética
:



                             Andréia Monteiro ( Boy 01) / Edilete
Bezerra
(Mãe) / Ivo de Brito ( Homem do
Carro /
Janekelly Dantas ( Guria 03)/ Laura Domingos (Lan House)
Larissa Ferreira (Guria 01)



Letícia Teixeira (Guria 02) / Pedro Rafael Moreno ( Filho) / Pablo Duan (Boy 02) / Rafael Rodrigues ( Motoqueiro
/
Willian Gouveia ( Pai)



 



Estudantes:



                           Marciele
Camila, Valeska Onofre, Janiele Rodrigues, Tayná Cavalcante, Romário Pereira



 



Agradecimentos: 



                             Deus,
Pai, todo Poderosa/ Roberto Pessoa, Karol Lima ( Donos da Lan House) Gloria
Ferreira, Douglas Moreno, Noaldo Brito, Rafael Gouveia, Silvana Barbosa,
Rosilene Ferreira, Mary ( Apartamento e Salão)/E.M.E.F. Carlos Neves(José
Américo)/Dono da Moto e a todos que me ajudaram direto e indiretamente neste
projeto, obrigado.



 



Sinopse:



                              Todos
os dias, o pai leva seu filho pra escola... na saída do pai, o menina desvia da
rota diária...  Os  pais 
descobrem misteriosamente dinheiro na mochila do filho. .. e um certo
dia, esse menino se envolve no submundo das drogas...



De quem é a culpa?



dos pais?



da sociedade?



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



 



FICHA TÉCNICA.



Filme:   O MENINO E O MISTÉRIO



Filme/Roteiro/Fotografia/Direção: Jacinto Moreno



Som Direto: Ingrid
Marimon/Edilete Bezerra/Douglas Moreno/Marcos Veloso



Direção de Artes/Figurinos:
Edilete Bezerra



Foto Stiil: Omar Brito



Seleção de Atores:
Jacinto Moreno



Assistente de Direção:
Marcos Veloso



Edição: Jacinto
Moreno/Douglas Moreno



Produção Executiva:
Jacinto Moreno/Edilete Bezerra



 



Filmado em João Pessoa:



Grupo Thomaz Mindelo - (Cilaio
Ribeiro) Centro João Pessoa-Pb



Internacional clube de Cruz das
Armas



Geisel - Centro



Bairro dos Novais:



Igreja João Paulo XXIII



Residências de: Maria José
Ferreira/José Gabriel Filho



Filmado em Santa Rita-Pb



Secdtur/Pam



 



Elenco:



01 - Pedro Rafael Moreno - (Jonas )  -   02
- Rannya Aranha (Ana Paula)  -  03 - Lucas Priston  (Geninho) 
-  04 -  Isabela Freira (Rafaela) -  05 - Pablo Duan (Mauricio) -  06 - Maisa Vieira (Carol) -  07 - Maira Vieira (Rosali)  -  08 -
Naira Regina (Paloma) - 09 - Ana Beatriz (Cleonice)



10 - Marcio Andrade (Matheus) - 
11 - Gabriel Jeferson (Chico) - 12 - Ingryd  Marimon (Professora) -  13 - Dhyan Ushita (Altamira) - 14 - Ednalva
Farias (Mãe Ana Paula) -  15 - Ivonaldo
Rodrigues ( Pai Ana Paula) -  16 - Omar
Brito (Padre) - 17 - Rosandro Aranha (Delegado) - 18 - Ricardo Moreira (Pai
Geninho) - 19 - Cida Melo (Mãe Geninho) - 20 - Noaldo Brito(Porteiro Abílio) -
21 - Lindoaldo Lima ( Médico) - 22 - Laura Domingos  (Duda) - 23 - Ivo de Brito(Baleiro) - 24 -
Lena Varela (Jornalista) - 25 - Ericson Marques(Zeca) - 26 - Hermance
Moreira(Pipoqueiro) - 27 - Paula Zimbrunes (Jornalista) - 28 - Mirtes Melo(
Laura) - 29 - Nadja Reis (Jornalista) - 30 - Pedro Igor Restel (Jornalista) -
31 - Lidson Souza ( Menino do Fogo) - 32 - Letícia Teixeira (Menino do Fogo) -
33 - Jucy Carvalho ( Supervisora) - 34 - Marcos Veloso ( Professor) - 35 -
Jacinira Macedo ( Mulher Grito 01) - 36 - Josiane Vasconcelos ( Mulher Grito
02) -



Participações:   -  37 - Jairo Lima(Poeta-Araruna-Pb) -  38 - Jonathan Leite ( Papalégua-Capoeira-
J.Pessoa-Pb)   - 39 - Edvaldo Dantas
(Ator/Cantor-Santa Rita-Pb) - 40 - Fernando França (Violão-Santa Rita-Pb) - 41
- Galego do Internacional - 42 - Genilson Ferreira ( Pimenta-Capoeira-João
Pessoa-Pb) - 43 - Elidinaldo Pereira (Coyote-Berimbau-Capoeira) - 44 - Fernando
Nóbrega(Figurante) - 45 - Maria Fátima Vieira (Figurante).



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